7 dicas para aprender inglês rápido

1. Primeiro aprenda a entender o inglês

Inglês não se aprende falando, mas sim escutando. Centralize 80% dos seus estudos em aprender a compreender o inglês falado e só 20% em aprender a falar inglês, que eu lhe garanto que será difícil você não conseguir aprender a falar inglês. É extamente dessa forma que aprendemos a nossa língua nativa, é assim que aprendemos inglês ao viajar para para a Inglaterra, por exemplo, e é extamente dessa maneira que devemos aprender a língua inglesa.

2. Vocabulário em primeiro lugar

Ao aprender novas palavras e frases em inglês, o que importa são os sentidos dessas palavras e frases, e não as regras de como ou quando usá-las. O significado de um palavra ou frase sempre será o fato mais importante, pois é ele que nos permitirá tanto entender quanto se comunicar em inglês. Uma amostra disso é que os aprendizes que têm grandes conhecimentos de vocabulário, mas sabem pouca gramática, na maioria das vezes se saem melhor do que aqueles que sabem muita gramática e têm poucos conhecimentos de vocabulário.

inglês

3. A gramática é somente para referência

A gramática é apenas um meio de tirarmos dúvidas provenientes de nossos estudos e esclarecer frases que atualmente não compreendemos. Todavia, assim como ninguém aprende português através da gramática, você não aprenderá inglês estudando gramática. Utilize a gramática como uma referência, mas não como sua principal maneira de estudar inglês.

4. Regularidade nos estudos

Não se deixe levar pela conversa dos tradicionais “cursos intensivos”. Estudar inglês é um empreendimento de longo prazo, que exige regularidade e não intensidade. Sempre estude todos os dias, nem que seja somente alguns minutos, pois cada dia que você estuda é um passo adicional rumo à vitória nos estudos!

5. Você é responsável pelo seu aprendizado

Você jamais aprenderá inglês sendo um aluno passivo e esperando que alguém lhe ensine o idioma. Do mesmo modo que seus pais não lhe ensinaram o português (você que aprendeu), ninguém poderá lhe ensinar o inglês. Livros ajudarão muito, contudo o responsável pelo seu aprendizado sempre será você.

6. Aprender inglês é muito mais simples do que parece

A língua inglesa é um dos idiomas mais fáceis do planeta, além de ser muito, mas muito mais simples do que o português. Se você foi capaz de aprender a língua portuguesa, certamente pode aprender o inglês, basta utilizar as técnicas corretas. Não ache que pessoas que sabem inglês são mais espertas do que você, eu lhe asseguro que isso não é verdade. Com tempo e persistência, você descobrirá que a língua inglesa é muito mais simples do que parece.

7. Não há idade ideal ou “dom” para aprender a língua inglesa

Não importa se você tem 15, 30 ou 60 anos; não há idade certa para aprender a língua inglesa. Qualquer pessoa de qualquer idade pode aprender inglês se usar os métodos certos, assim como qualquer pessoa em qualquer idade não aprenderá a língua inglesa se usar os métodos errados. Igualmente não existe “jeito” para aprender inglês. A princípio certos alunos podem ter um pouco de facilidade devido a características pessoais, contudo a capacidade para aprender línguas estrangeiras é igual para todas as pessoas.