Prouni

ProUni – Programa Universidades Para Todos, saiba tudo!

ProUni é o Programa Universidades Para Todos e foi criado pelo governo em 2004 e utiliza da nota do Enem do aluno para dar bolsas de estudas integrais ou de 50% em faculdades particulares, ele é como o Sisu, mas a diferença é que o Sisu é para faculdades públicas e o ProUni para faculdades particulares.

Quer saber mais sobre o ProUni e como você deve agir para se inscrever, data de resultado, inscrição de lista de espera, entre outras coisas? Continue com a gente e descubra tudo sobre o ProUni.

prouni

Como funciona o ProUni?

ProUni é um programa do governo que  a oportunidade para estudantes de entrarem no ensino superior em faculdades particulares com bolsas de 50 e 100% utilizando a nota do Enem, se você pretende ingressar no ensino superior e acha que o Sisu é muito concorrido, o ProUni pode ser a sua oportunidade de poder estudar em uma escola particular pagando a metade ou nada da mensalidade da faculdade.

Como se inscrever no ProUni?

Para você concorrer a uma bolsa através do ProUni a primeira coisa que você deve fazer é participar ou ter participado da última prova do Enem, pois somente com a nota em mãos do Enem você vai conseguir fazer sua inscrição no ProUni.

Para você fazer sua inscrição no ProUni é bem simples, não tem erro, é só seguir os passos que você vai encontrar no site do próprio Prouni. Lembrando que esse programa acontece duas vezes por ano, uma vez em fevereiro e outra em junho.

Você deve fazer sua inscrição através desse site http://prouniportal.mec.gov.br/

Resultado ProUni

O resultado do ProUni será disponibilizado no site oficial do programa http://prouniportal.mec.gov.br/ e o resultado sai em torno de 5 dias depois do fim da data de inscrição.

Inscrição lista de espera ProUni

A inscrição da lista de espera acontece normalmente no mês seguinte ao mês da inscrição no ProUni, ou seja, Março e Julho, essa lista é para os alunos que não conseguiram uma vaga na primeira chamada.

Chamada lista de espera ProUni

A chamada para lista de espera funciona como na inscrição normal, após 5 dias da data final da inscrição para lista de espera sai o resultado da chamada da lista de espera.

Renda ProUni

Para quem não sabe a renda também é um fator na hora de se conseguir uma bolsa de 50 ou de 100%.

Bolsa Integral: as bolsas integrais são concedidas para estudantes com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio. Com essa bolsa, o curso é totalmente gratuito.

Bolsa Parcial: os participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos têm direito ao desconto de 50% nas mensalidades.

Quem pode participar do ProUni

requisito principal para você participar do ProUni é ter participado da última prova do Enem, pois somente com a nota você vai conseguir fazer sua inscrição no programa universidade para todos.

O candidato que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no ProUni?

Sim, os estudantes que se inscreveram no Sisu também podem se inscrever no Programa Universidade para Todos – Prouni, desde que se enquadrem nas regras específicas do Programa. O Sisu e o Prouni utilizam o Enem como critério para seleção dos candidatos. Porém, se for selecionado pelo Prouni, deverá optar pela vaga do Sisu ou pela bolsa do Prouni, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita