Sambo – Artes Marciais

Sambo, é uma arte marcial, originalmente desenvolvida na União Soviética no início do século XX. Reconhecida como esporte pela URSS desde 1938.

SAMBO, em russo: Cамбо, significa “autodefesa sem armas”.

Popularmente conhecido por personagens em jogos Street Fighter, Zangief, Abel, Tekken Sergei Dragunov.

Ela é uma junção de técnicas de autodefesa criadas por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), porém cada técnica com estilo diferente.

A técnica de Spiridonov (um notório pesquisador de lutas), possuía raízes no boxe, no savate, na luta olímpica (a luta greco-romana e a luta livre), lutas eslavas, aikijujutsu japonês e principalmente Shuai Jiao.

A técnica de Oshchepkov, possuía influências do tenjin shin’yō-ryū e o kitō-ryū (escolas do aikijujutsu), além do judô. O estilo de Oshchepkov é o mais semelhante ao sambo atual.

Em 1937, Oshchepkov foi executado durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin.

Um aluno de Oshchepkov,chamado Anatoly Kharlampiev (1906-1979), foi o responsável pelo  aprimoramento do estilo, introduzindo as técnicas de Spiridinov e, pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. É reconhecido, como criador do Sambo contemporâneo,porém, não há um consenso único sobre a existência de um criador do Sambo.

1. A Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA),em 1968, reconheceu o Sambo como estilo internacional de luta, ao lado da Luta Greco-Romana e a Luta Livre, modalidades atualmente consagradas como olímpicas.

Em 1985, foi criada a Federação Internacional Amadora de Sambo (FIAS) e, em 1993, a mesma dividiu-se em FIAS oriental (sob controle russo) e FIAS ocidental (sob controle norte-americano), ambas utilizando o mesmo nome e logotipo.

Em 2005, através de um acordo com a FIAS, a FILA reassumiu a jurisdição sobre o sambo.

A FIAS, atualmente é que tem o poder de jurisdição nas competições internacionais de sambo esportivo e de combate. Resultados de competições podem ser encontrados no site da mesma.

Existem quatro versões de sambo,embora apoiadas num sistema único,são elas:

1. Sambo esportivo:  uma junção da luta livre e judô. A competição é semelhante a luta japonesa, com algumas diferenças nas regras, protocolo e uniforme. Exemplo: permite todas as chaves de perna.

2. Sambo auto-defensivo: similar ao jiu-jitsu e o aikido, empregado na defesa contra agressão armada ou desarmada.

3. Sambo de combate: utilizado e desenvolvido pelos militares. Inclui formas de combate completas, incluindo chutes e socos. Existe competições, mesmo tendo caráter mais agressivo e sujeito a contusões.

4. Sambo especial: desenvolvido para as Forças Especiais do Exército e Forças de Reação Rápida. O estilo diferencia-se de acordo com as tarefas e objetivos. É uma espécie de complemento ao sambo de combate.

A ASA (American Sambo Association), tem como objetivo introduzir o freestyle sambo, o sambo esportivo com mais golpes de imobilização,onde socos não são permitidos.

O sambo original não possui graduações ou rankings,porém a FIAS, propõe um sistema de ranking (faixas),sendo: Novichok (preta); Yunosheskiy razryad (cinza),Vzrosliy razryad (marrom); Kandidat of Master Sambo (verde); Master Sambo (azul); Master Sambo of International Class (vermelha); Grand Master (ouro)e a Uchitel (branca).

O exame de passagem de faixas é preconizado pela referida entidade e está relacionado a vitórias em combate com esportistas de mesmo ranking ou superior.

Alguns dos principais sambocas:

Fiódor Emelianenko – quatro vezes campeão mundial de sambo. Considerado o melhor lutador peso-pesado de MMA.

Vladimir Putin – Master Sambo (faixa azul) e faixa preta (branca e vermelha – sexto dan) de judô. Presidente honorário da FIAS.

Blagoi Ivanov – Campeão mundial de sambo de 2008 (venceu o mundial de sambo de 2008)

Vladimir Kozlov – lutador profissional da empresa WWE, sendo mestre na arte sambo, assim como no judô, no caratê e no taekwondo.