Silat – Artes Marciais

Silat é um termo que generaliza as formas de artes marciais do arquipélago malaio e da península malaia nosudeste asiático.

Originalmente desenvolvido onde são hoje a Indonésia, a Malásia Peninsular, o sul da Tailândia e Singapura, também era praticado em Brunei, Filipinas, Camboja, Mianmar e Vietnã. Está relacionado também a outras artes marciais do sudeste asiático, como o krabi krabong e a eskrima. Os praticantes são chamados depesilat.

É uma arte marcial de combate e sobrevivência que durante séculos foi evoluindo dentro da cultura social e da tradição das civilizações da Indonésia, Malásia e Brunei.

O kuntao  é a fusão de silat com estilos chineses.

Existem centenas de estilos, mas as principais características desse tipo de arte marcial são as pancadas, manipulação articular, armas brancas, arremessos, técnicas baseadas em animais, ou combinação destes.

É um dos esportes inclusos nos Jogos do Sudeste Asiático e outras competições em toda a região. Há os salões de treinamento, supervisionados por diferentes organizações nacionais. Estas são Ikatan Pesilat Indonésia (IPSI) da Indonésia, Persekutuan Silat Kebangsaan Malásia (PESAKA) da Malásia,  Persekutuan Silat Brunei Darussalam (PERSIB) de Brunei e Persekutuan Silat Singapura (PERSISI) de Singapura.

Na Malásia e na Singapura (ex-colônias britânicas), como na Indonésia (ex-colônia holandesa), no período de colonização, praticantes usavam a arte marcial como forma de libertação das autoridades estrangeiras, assim como nas Filipinas (ex-colônia espanhola), onde os combatentes revolucionários também utilizavam a arte marcial nos confrontos com o exército espanhol.

O Silat possui variações  de acordo com a região onde é praticado,sendo assim dividido em quatro grupos:

1. Silat malaio (silat melayu): criado na península do sudeste da Ásia, principalmente na Malásia,Tailândia, Brunei e Cingapura. Sofreu grande diversificação e formou atualmente o que é reconhecido como a fonte do pencak silat indonésio.

2. Silat indonésio (pencak silat): originário da Indonésia, mais conhecido internacionalmente como pencak silat (pronuncia-se pen-chuck see-lut), pen cack silat, pen chack silat ou pentjak silat (ortografia holandesa).

O silat indonésio possuía variações em cada região onde era praticado. Essas variações transformaram-se nas diferentes escolas e estilos de silat indonésio.

Devido aos diversos grupos étnicos e idiomas ou dialetos próprios, cada comunidade Indonésia utilizava um termo para referir-se a essa arte marcial vulgarmente chamada de silat:

1. Na Batavia (hoje Jacarta), o povo betawi referia-se à arte marcial silat como maen pukulan;

2. No oeste de  Java o povo sundanês referia-se a ela como maempo ou maenpo (abreviação de “maen poho”);

3. Em toda a ilha de Java, o povo javanês chamava-a de pencak;

4. No oeste de Sumatra, o povo minangkabau conhecia-a como silat ou silek.

5. Há também em menor escala na Indonésia para referir-se ao silat indonésio, tais como parmoca, silat sile, penak, mamenca, entre outro.

A palavra pencak silat, em 1946, foi escolhida como um termo unificador de todos os termos usados para referir-se ao silat indonésio. Foi estabelecida juntamente com a criação da “Associação de Pencak Silat da Indonésia”, a IPSSI – Ikatan Pencak Silat Seluruh Indonesia.

Em 1948, na cidade de Surakarta (Solo), na ilha de Java, ficou determinado que a associação passaria a se chamar IPSI – Ikatan Pencak Silat (Associação Indonésia de Pencak Silat), para não ofender os países vizinhos e praticantes do silat indonésio.

Em 1950, a República da Indonésia reconheceu o pencak silat como esporte nacional. Porém só entrou em vigor em 1973, quando representantes de escolas e estilos concordaram formalmente com o uso do “pencak silat” no discurso oficial.

Pencak é o aspecto do desempenho da arte marcial, enquanto silat é a essência da luta e da auto-defesa.

Em 11 de Março de 1980 foi fundado em Jacarta a “Federação Internacional de Pencak Silat”, também chamada de Persilat, um acrônimo de “Persekutuan Pencak Silat Antarabangsa.

1. Silat filipino (eskrima ou kali): originário das Filipinas, também conhecido como eskrima ou kali.

2. Silat pattani: um estilo de silat que tem origem no reino Pattani, situado entre o norte da Malásia e o sul da Tailândia. Também é conhecido como silat tua (lit. “velho silat”), porque acreditam ser a forma mais antiga de silat malaio.