SiSU

SiSU, como funciona, como se inscrever e quando sai o resultado

O SiSU é um programa do governo, ele significa “Sistema de Seleção Unificado”. Esse programa foi criado pelo Ministério da Educação e serve para selecionar alunos para as instituições de ensino superior que são públicas, através da nota do Enem. Quer saber mais sobre o SiSU, como ele funciona, como você deve fazer para se escrever e quando fazer isso, continue com a gente e saiba tudo o que você precisa saber para participar desse programa do Ministério da Educação e conquistar uma vaga em uma faculdade pública no curso que você escolher.

Como funciona o SiSU?

O SiSU funciona 2 vezes por ano, a primeira vez em janeiro e a outra em junho e tem como objetivo principal selecionar estudantes para o ensino público superior através de suas notas, lembrando que para conseguir uma vaga disponível no SiSU, você deve ter uma nota superior a nota de corte do curso escolhido.

Se você pretende fazer sua inscrição no SiSU lembre-se que só podem se escrever no SiSU desse ano caso você tenha feito o ultimo Enem, caso contrário você não consegue, pois você vai utilizar de sua nota do Enem para concorrer as vagas disponibilizadas.

Como se inscrever no SiSU?

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site do SiSU, você pode fazer isso através desse link http://sisu.mec.gov.br/

Assim que você acessar o site você deve fazer o login com o login e senha que foram fornecidos para você no ultimo Enem no momento de sua inscrição.

Assim que acessar o SiSU com o seu login, vai abrir para você uma página de confirmação de dados, você deve confirmar se todos os seus dados estão corretos, caso se algum dado tiver incorreto você deve alterar e depois confirmar para dar andamento a sua inscrição.

Nesse passo você deve pesquisar o curso que pretende, você pode encontrar o curso pela instituição de ensino ou pela cidade, fazendo essa pesquisa, irá aparecer para você todos os cursos disponíveis nessa instituição ou na cidade em que você pesquisou.

Após escolher o curso que pretende cursar, agora você deve escolher a modalidade, a maior parte das faculdades tem cotas, então você deve ver a modalidade em que você se encaixa e clicar nela.

Agora vai aparecer para você todos os documentos necessários para a sua inscrição na faculdade escolhida caso você passe com a sua nota do Enem.

Nessa próxima etapa você deve escolher o curso de segunda opção, você vai fazer exatamente o que fez nos passos anteriores, a onde você faz a busca do curso através da cidade ou da instituição e escolher a modalidade que mais se encaixa no seu perfil.

Data de inscrição para o sisu

As inscrições para o sisu tem seu início junho de todos os anos, então não perca tempo, se você estiver na data da inscrição, procure faze-la o quanto antes.

Uma dica é que você procure fazer a sua inscrição na madrugada, a onde o trafego de pessoas no site é menor e dificilmente vai sair fora do ar ou vai travar por conta da quantidade de pessoas acessando o site ao mesmo tempo.

Notas de corte sisu

A nota de corte vai depender muito da instituição que você vai escolher para se inscrever, em algumas uma nota maior e em outras uma nota de corte menor, tudo vai depender da concorrência de cada instituição.

Vamos colocar notas de corte das principais faculdades do Brasil para você ter ideia de quanto você vai precisar ter de nota para passar para a faculdade pretendida.

UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Nota de corte média – 673.68 Menor nota de corte – 606.00 Maior nota de corte – 900.00

UESPI (Universidade Estadual do Piauí)
Nota de corte média – 615.88 Menor nota de corte – 549.00 Maior nota de corte – 776.00

UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)
Nota de corte média – 670.58 Menor nota de corte – 610.00 Maior nota de corte – 777.00

UFPI (Universidade Federal do Piauí)
Nota de corte média – 643.15 Menor nota de corte – 563.00 Maior nota de corte – 800.00

IFAC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre)
Nota de corte média – 580.56 Menor nota de corte – 564.00 Maior nota de corte – 596.00

UFPEL (Universidade Federal de Pelotas)
Nota de corte média – 649.77 Menor nota de corte – 573.00 Maior nota de corte – 793.00

IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
Nota de corte média – 653.42 Menor nota de corte – 597.00 Maior nota de corte – 761.00

IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima)
Nota de corte média – 590.75 Menor nota de corte – 564.00 Maior nota de corte – 614.00

UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Nota de corte média – 693.53 Menor nota de corte – 647.00 Maior nota de corte – 794.00

UEMS (Universidade Estatual do Mato Grosso do Sul)
Nota de corte média – 613.22 Menor nota de corte – 551.00 Maior nota de corte – 808.00

Essas são notas de corte das principais faculdades públicas do nosso país, para sua chance ser maior, a sua nota deve estar o mais próximo possível da maior nota de corte, assim as suas chances serão grandes de passar, lembrando que essa é uma média da faculdade e não do curso, mas não se preocupe a maior nota de corte é a maior nota de um dos cursos dessa faculdade que escolheu, por isso é importante que sua nota esteja o mais perto possível dessa nota.

Resultado sisu

O resultado da chamada regular já sai junho, então fique atento a esse dia, caso você não passe na primeira chamada, você vai para lista de espera, que vai até o fim de junho.